O mercado está recheado de ferramentas quando o assunto é logística. Mas mais do que buscar por uma solução popular, é importante encontrar por um serviço que adapte a necessidade de cada empresa.
Há companhias que contam com produtos que não ficam nem um dia no estoque, já outras, passam meses à espera de sua vez de ser transportado até o endereço de quem o adquiriu.
Por isso, para você entender melhor e, talvez, integrar uma solução como essa na sua empresa, trouxemos o que é e quais são as principais diferenças entre os sistemas LIFO E FIFO.
LIFO
Antes de entender o que os difere, é importante saber o que cada um faz.
O LIFO é uma técnica de avaliação de estoque em que o último produto adicionado no local reservado é emitido primeiro. Essa estrutura é uma das variações de porta paletes, uma solução dinâmica que permite o armazenamento em profundidade de mais paletes por nível.
FIFO
Já na metodologia FIFO, a mercadoria que entra primeiro é emitida primeiro.
Diferenças:
O sistema LIFO representa o estoque mais antigo e no FIFO o mais recente. Além disso, neste primeiro, o preço de mercado atual é mostrado pelo custo de mercadoria comercializada, enquanto o segundo, pelo custo de estoque não vendido.
Outro fator que os difere é inflação, no FIFO – em condição inflacionária, o imposto de renda apresenta um valor maior. Já no LIFO, ele mostra uma quantia mínima, quando há inflação na economia em que a empresa está localizada.
Agora que você já sabe como cada um funciona, procure entender qual a melhor solução que se adepta para o seu negócio.