fevereiro 2022

Quer saber quais serão as tendências no setor de logística para 2022?

2021 foi um ano e tanto para a indústria de transportes. Após o grande crescimento em 2020, com a chegada do novo coronavírus e o movimento das compras online, o ano anterior foi desafiador para as empresas.

Agora, com um novo ano se iniciando, chegou o momento de saber quais serão as próximas tendências para o setor. Confira abaixo!

Data Fabric

Já imaginou ter mais segurança no armazenamento de dados em nuvem? Essa é apenas uma das diversas vantagens dessa tecnologia que pode ser definida como um conjunto de serviços de dados capazes de disponibilizar aplicações consistentes em ambientes multi-cloud. Além desse benefício, também há acesso facilidade e maior controle sobre os dados.

Entrega por Drones

O movimento de entrega utilizando drones não é novo. No entanto, a ferramenta acaba de ser aprovada no Brasil. Inicialmente, aplicativos de entrega serão os primeiros a testar a técnica, que tem entre suas vantagens a redução do volume de emissão de carbono na atmosfera.

Inteligência de decisão

Também conhecida como DI, ela é a capacidade de uma companhia e processar grandes quantidade de dados para tomada de decisões. Com esta ferramenta, os colaboradores conseguem evitar futuros problemas, iniciando ações corretivas.

Você já ouviu falar nas soluções FIFO e LIFO?

O mercado está recheado de ferramentas quando o assunto é logística. Mas mais do que buscar por uma solução popular, é importante encontrar por um serviço que adapte a necessidade de cada empresa.

Há companhias que contam com produtos que não ficam nem um dia no estoque, já outras, passam meses à espera de sua vez de ser transportado até o endereço de quem o adquiriu.

Por isso, para você entender melhor e, talvez, integrar uma solução como essa na sua empresa, trouxemos o que é e quais são as principais diferenças entre os sistemas LIFO E FIFO.

LIFO

Antes de entender o que os difere, é importante saber o que cada um faz.

O LIFO é uma técnica de avaliação de estoque em que o último produto adicionado no local reservado é emitido primeiro. Essa estrutura é uma das variações de porta paletes, uma solução dinâmica que permite o armazenamento em profundidade de mais paletes por nível.

FIFO

Já na metodologia FIFO, a mercadoria que entra primeiro é emitida primeiro.

Diferenças:

O sistema LIFO representa o estoque mais antigo e no FIFO o mais recente. Além disso, neste primeiro, o preço de mercado atual é mostrado pelo custo de mercadoria comercializada, enquanto o segundo, pelo custo de estoque não vendido.

Outro fator que os difere é inflação, no FIFO – em condição inflacionária, o imposto de renda apresenta um valor maior. Já no LIFO, ele mostra uma quantia mínima, quando há inflação na economia em que a empresa está localizada.

Agora que você já sabe como cada um funciona, procure entender qual a melhor solução que se adepta para o seu negócio.