Um dos maiores desafios da logística é evitar o desperdícios de produtos. Isso se intensifica em empresas em que os itens tem um curto prazo de validade e alta rotatividade. Embora haja várias soluções no mercado atualmente, uma das mais interessantes é o PushBack.
Neste sistema, que tem como base a metodologia LIFO (Last in, first out), a mercadoria estocada por último, sai primeiro. Essa estrutura é uma das variações de porta paletes, uma solução dinâmica que permite o armazenamento em profundidade de mais paletes por nível.
Existem dois modelos de PushBack, em termos de execução: Pushback com roletes e com carrinhos. O que diferencia os dois é o sistema de impulsionamento e movimentação dos paletes. Embora proporcionem o mesmo resultado, a decisão de qual escolher deverá ser feita de acordo com o valor de investimento que a empresa deseja.
Há diversas vantagens neste tipo de ferramenta, entre elas:
Otimização de espaço
Processo mais ágil
Possibilidade de classificação de produtos
Essa ferramenta é indicada para o armazenamento de médias e grandes quantidades de um mesmo produto. Para a instalação deste sistema, é preciso um espaço físico do tamanho de acordo com a necessidade, piso apropriado e o uso de empilhadeiras comuns.